sábado, junho 05, 2010

Ateísmo / Hipocrisia / Religião


Na ultima semana, muitas pessoas se revoltaram comigo pelo fato de eu ter me assumido como ateu, nos dias de hoje isso não deveria ser motivo de revolta, afinal esse “Deus” (que eu não acredito) supostamente nos deu livre arbítrio, então eu tenho o direito de pensar, de me questionar e seguir o caminho que eu quiser, correto? Sim, esse é o pensamento lógico, mas que não é aceito pela sociedade atual, pois esta mesma sociedade ainda guarda tradições muito primitivas e não se questiona a respeito daquilo que elas seguem, mas quando uma pessoa diz ser ateu ou atéia essas pessoas seguidoras de Deus ficam pessoalmente ofendidas, porque na mente delas, todas as pessoas que não são seguidoras de Deus são pessoas más.


Vou tentar explicar aqui porque eu não acredito em Deus. Pra começar, toda religião é baseada em uma filosofia criada por alguma coisa “que não existe” e essa filosofia faz as pessoas acreditarem nessa coisa que não existe, para elas se tornarem pessoas melhores, e para essas pessoas que são seguidoras desta doutrina se tornarem “pessoas melhores” tem todos aqueles mandamentos e ensinamentos que são totalmente impraticáveis e que fazem com que a pessoa que é seguidora dessa filosofia, fique a vida inteira tentando praticar essas coisas e não conseguindo. De qualquer forma, mesmo as pessoas não conseguindo praticar essa coisa que a religião delas pregam, elas fingem que praticam, fingem que fazem e vestem a camisa da religião, dessa filosofia, e tem aquela coisa “falsa” de que são pessoas boas, mas na verdade são como todas as outras pessoas do mundo.

Outro motivo pelo qual eu não gosto de religiões é a questão da hipocrisia, o fato das pessoas religiosas serem mais hipócritas do que as pessoas que não são seguidoras de uma religião, a pessoa que se diz religiosa, que vai a igreja, que reza e tudo mais, e que se acha a “detentora da moral” ou uma “ferramenta de Deus”, mas que passa a mão na filha, traí a mulher, julga as pessoas da maneira que lhe convém e também distorce as coisas que acredita para usar isto da maneira mais conveniente para ele(a), o que mais me deixa puto nisto tudo é o fato de pessoas como estas, que fazem todas as coisas erradas que eu faço, algumas até pior, além de falar que eu vou para o “inferno” por ser uma pessoa exatamente igual a ele(a), dá pra entender?

Tudo bem, eu posso não acreditar em Deus, porém eu sei o que é certo e o que é errado, por exemplo, eu sei que se eu começar a fumar, isso irá me causar problemas de saúde, como câncer de pulmão, entre outros, basta usar o raciocínio, ninguém precisa da ajuda de um “Deus” para guiar a sua vida, todos podem fazer isso por conta própria, mas acho que a maioria tem preguiça de pensar e já escolhem um “modelo que vem pronto e pensado” e a pessoa não se questiona porque esse modelo que vem pensado para ela, veio de Deus, “a verdade absoluta” ou “a inteligência sobrenatural” essa coisa que é mais inteligente que todas as criaturas na face da terra, por isso a pessoas não se questionam e não pensam. Geralmente a religião subestima a inteligência das pessoas e não só subestima a inteligência das pessoas, como faz questão de castrar o livre pensamento das pessoas, e muitas destas pessoas ficam com medo de pensar porque acreditam que serão punidas se pensarem, mas de fato estas pessoas serão punidas sim, só que não serão punidas por Deus, e sim, serão punidas por suas próprias vidas, se não pensarem. Eu acredito que muitas pessoas religiosas param para pensar e se questionam a respeito da existência de Deus, mas este ó o tipo de pessoa que vai deixar de ser religiosa um dia, você ai que está lendo, está duvidando? Então espera pra ver, continua pensando.

Acontecem muitos debates entre teístas e ateus, mas nenhum deles chegam a uma conclusão, na qual possa ser provado o ponto de vista de cada um, pois não existem argumentos que comprovem a existência de “Deus” assim como também não existem argumentos que comprovem a “inexistência de Deus”, pois esse tal “Deus” é incontestável, é uma história que não pode ser comprovada, seria o mesmo que eu inventar uma história, como estas logo abaixo.

“Em algum lugar do planeta terra existe um unicórnio cor de rosa, ele está em algum lugar do planeta”
Agora eu quero provas da inexistência dele, consegue provar?

Você que está lendo este texto, você é cristão? Acredita em um deus onipotente? Se a resposta for sim, ótimo! Eu tenho uma pergunta para você.
Por acaso você também acredita em Rá, o deus dos egípcios? Ou em Thor, o deus dos nórdicos? Ou quem sabe em Zeus, o deus dos gregos? Existe uma infinidade de deuses espalhados por ai, em diversas culturas diferentes, cada uma com a sua filosofia de adoração.
Agora eu lhe pergunto, o que o seus Deus tem de diferente dos demais deuses? Se você tem tanta certeza que o deuses citados acima não existem, o deus que você acredita pode não existir também, você não acha? Você já pensou a respeito? Ou simplesmente abraçou uma caixinha chamada religião por toda a sua vida sem se questionar nada?

Enfim, meu objetivo não é converter ninguém ao ateísmo, só quero deixar claro que essa é a minha opinião, ninguém precisa pensar da mesma maneira que eu, da mesma forma ninguém é obrigado a concordar comigo.

Religião/Deus, é muito parecido com política e futebol, não importa o quanto seja discutido, nunca ganhamos nada com isso , é uma discussão inútil, eu escolhi não acreditar em Deus, mas respeito muito quem acredita, seja de qualquer religião, e da mesma forma que eu respeito, gostaria de ser respeitado também pelo o que eu sou.

No Mais!

13 comentários:

  1. Muito interessante esse seu pensamento, mas em que fatos,( algo que vc mesmo disso),vc tirou isso, sim em algo vc não está certo, aqueles que acreditam em "Deus" (cara, tudo bem em ser ateu, mas vamos usa o português, Deus é com "D", maiusculo) pregam o evagelho deixado por Cristo, pode ser que em outras religiões não tenha provas concretas que existem seus deuses ou seus icones religiosos, porem a Biblia (provado cientificamente) é o unico livro na qual prova um Deus que realmente existir, não quero fazer fama do Evangélio nem nada, mas oq vc diz é como, os religiosos pensam, e pode aposta. Em algumas parte vc disse baboseira, respeito seu raciocinio e quero parabeniza-lo que essa sua teoria é bem construtiva e convicente, porem te pergunto. Você alguma vez leu a Biblia? já frequentou uma igreja ou sei lá, uma reunião na qual há uma religião? como podemos dizer se daquela água não beberei se não bebe-mos?
    nos não somos santos e nem queremos ser, por isso que as vezes pecamos e vcs ve isso como algo mais errado do que uma pessoa rouba um banco ou um goleiro matar sua amante, somos seres como vc que tem certeza no que crê, e pode prova isso se pessoas como vc quiser, porem te respeito mesmo sendo o que vc é, não somos oq somos pela religião e sim pelo oq somos e pela nossas atitudes.














    Obs:Muitos que dizem, ser ateu, no futuro, aderiu ao cristianismo, catolicismo, evangélico ou a uma "crençã". k k k k k k
    pense nisso meu caro, pense nisso......

    ResponderExcluir
  2. Drake,

    Primeiramente obrigado por me corrigir, não percebi que tinha escrito "Deus" com letra minúscula, vou arrumar isto.

    Agora respondendo as suas perguntas, Sim, eu já li a bíblia, já freqüentei igreja eu era católico e antes de me assumir como ateu eu conheci mais 2 religiões (Adventista e a Evangélica). Não mudou muita coisa, o que pude perceber é que uma difere muito da outra em algumas questões, porém o Deus que acreditam continua sendo o mesmo, um Deus onipotente.

    Eu respeito quem acredita em Deus, não tenho problema nenhum com isso, e assim como eu respeito acho que as pessoas que são seguidoras deste tipo de doutrina também deveriam me respeitar, o que nem sempre acontece.

    Obs.: Acho muito difícil voltar aderir alguma religião, eu já parei de freqüentar a igreja porque discordo de muita coisa...

    Um Abraço!

    Tiago - Dono e Administrador do Blog

    ResponderExcluir
  3. Ok ok ok ......
    bom meu caro, comentando um pouco as religiões na qual vc esteve passando, a catolica, eles leva mais a adoração a imagens, que na qual a Biblia abomina ta coisa. Já adventista, resumidamente, uma seita. Já a envagélica, é uma que cresce maias a cada ano, porém com os escandalos que acontecem com pessoas que são evangélica, fazem com pessoas de foram, acham que o Cristianismo só tem pessoas desse tipo.
    Enfim, meu objetivo não te converte e fazer com vc esteja errado. Deus, deu seu unico filho, para que cada um tivesse a salvação e Deus tbm deu o livre abtrio, ou seja, vc é livre para fazer oq quiser, se tu quis anda por esse caminho, deve ser respeitado, concordo com vc, pessoas as vezes não respeita.
    Só quero dizer algo para concluir, se vc leu a Biblia, não leu como deve ser lida, enfim, vc pode ter perdido a fé em vc, mas MEU DEUS NUNCA E NEM VAI PERDER A FÉ EM VOCÊ!

    Abraço! Deus sempre estará esperando vc meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. Caro Drake,

    Só quero fazer uma ressalva em algo que você disse...

    “Se você leu a Bíblia, não leu como deve ser lida, enfim, você pode ter perdido a fé em você”

    E existe outra maneira de ler a bíblia? Eu só conheço uma!
    Eu não perdi a fé em mim, é claro que eu tenho fé, porém a minha fé não está ligada a um ser teoricamente superior. Eu tenho fé em meus sonhos, em minhas convicções, em que um dia irei morrer, enfim...
    Não deve-se confundir fé com algo sempre ligado a algum tipo de entidade sobre-natural, a fé é a certeza que o humano tem em algo, independentemente do que seja.

    “ mas MEU DEUS NUNCA E NEM VAI PERDER A FÉ EM VOCÊ! ”

    Por mim ele pode fazer da maneira que achar melhor, não dou a mínima mesmo!
    Sem ofensa nenhuma, eu só não acredito e como você mesmo disse “você é livre para fazer o que quiser”

    Se quiser continuar com esta conversa me adiciona no MSN:
    Tiagorocha_tacr@hotmail.com

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ah! Massa!
    Sabe, eu também sou atéia e quando assumi fui duramente questionada e rotulada, hoje todos da minha turma e família entendem e respeitam (até porque ninguém nunca consegui superar meus argumentos sem usar termos clichés nem nunca soube responder minhas perguntas).
    Concordo com seu ponto de vista.
    Dentre todas as opções deste mundo, acho que eu escolhi a única que faz de mim um ser livre.
    Acho hipocrisia de quem diz: "Eu respeito ateus mas defendo minah religião". Se contradiz só nessa frase.
    Já notou que se alguém faz qualquer menção a Deus, Jesus ou qualquer outra divindade os ateus nunca vão lá e dizem: "Seu idiota" ou qualquer coisas que desrespeite a crença. Mas seu um ateu manifesta seu pensamento, os não-ateus se sentem pessoalmente ofendidos e partem para a agressão.

    ResponderExcluir
  6. Não sou ateu, sou Agnóstico.

    Mas tem algo que deve ser dito: A fé serve para unir pessoas, a religião serve apenas para separar.

    E como dizia meu avô: "Se tivesse maneira certa de ler a Bíblia, não tinha tanta religião interpretando, cada uma de um jeito."

    TClassic
    www.ozmosecerebral.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Tiago,

    Concordo em partes com seu texto. Sou cristão e entendo alguns dos seus questionamentos. Queria deixar alguns pontos:
    - Infelizmente, muitas igrejas (possivelmente a maioria delas) distorcem o que diz na bíblia.
    - A maioria dos que se dizem cristãos, julgam o comportamento dos outros, mas não olham o seu próprio. Conheço muitos ateus que tem um comportamento muito melhor que o da maioria dos cristãos.
    - No evangelho, Jesus prega amar à Deus e amar ao próximo e Ele não rejeita ninguém. Se não está amando ao próximo, também não está amando a Deus. Posso não concordar com o seu pensamento, mas nem por isso eu vou rejeitar ou julgar você.
    - Muitos acham que Deus não é questionável, e não buscam e por isso não tem argumentos. Eu questionei, busquei e encontrei.
    "AME O SENHOR, O SEU DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO, DE TODA A SUA ALMA E DE TODO O SEU ENTENDIMENTO"
    - Uma observação: Católico, Evangélico e Adventista = Cristão. Todos são da mesma religião (o Cristianismo), apenas igrejas diferentes ;).

    Infelizmente, os cristãos estão perdendo espaço justamente pelo comportamento que tem. Se as igrejas pregassem E as pessoas entendessem e aplicassem o que diz o evangelho, com certeza a visão de muita gente sobre os cristãos iria mudar.

    Como cristão, realmente espero que um dia você mude seu pensamento, mas para o verdadeiro evangelho, o da bíblia. Cuidado com o que algumas igrejas pregam. Mas caso isso não ocorra, respeito você como qualquer outra pessoa, seja ela cristã ou não.

    Abraço!
    Fica do Deus

    ResponderExcluir
  8. A hipocrisia é tão grande que muitas pessoas no Brasil se dizem católicos não-praticantes...
    Deve ser igual viado não-praticante....bando de bobos que enganam a si...

    ResponderExcluir
  9. @Creedencerevival

    Busco apenas respeito, estou cansado de ver cristãos tentando me "converter", mal sabem eles que eu era cristão. Eu era testemunha de muita hipocrisia na igreja e agora, mesmo longe, eu ainda vejo alguns casos.
    Enfim, eu posso estar errado, posso sim, porém eu procuro encontrar o caminho por mim mesmo.
    Você disse que se questionou e tudo mais e encontrou suas respostas, se foram satisfatórias pra você, ótimo!

    Eu ainda estou buscando por uma que seja satisfatória para mim.

    Um abraço! ;)

    ResponderExcluir
  10. Tiago,

    Considero isso outro erro de muitos cristãos (confesso que meu às vezes também). Na bíblia Jesus convida as pessoas, se elas não querem seguir, Ele não fica insistindo. Acredito sim, que a palavra tem que ser levada a todos, mas aos que querem ouvir. Por isso muitos crentes são considerados chatos, pois ficam insistindo em uma coisa coisa que a pessoa não está interessada.

    No seu caso, talvez seja ainda pior porque as pessoas lhe falam o que você já sabe.

    Na igreja que participo também presencio muita hipocrisia, principalmente a do tipo "faça o que eu digo, não faça o que eu faço". Infelizmente, nós cristãos precisamos aprender muito ainda para tentarmos ser exemplos para os outros.

    Torço para que encontre seu caminho (se for em Jesus, melhor :D ). Não deixe de buscar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Ola, primeira vez que entro no site e já vejo um assunto polêmico. Eu entendo seu ponto de vista, sendo julgado por pessoas que falam que você está errado, e não olham para o que elas mesmas fazem, mas será que isso é porque você sempre quer mostrar que você é ateu, não tem como saber o que você pensa até você se manifestar.
    A duvida se Deus existe ou não passa pela cabeça de todos, mas aqueles que têm fé passam por isso numa boa, quando você cita que foi criada por algo que não existe, pesquise sobre os milagres, não milagres de santos, e sim milagres manifestados, pesquise sobre o “milagre de lanciano” ou o “milagre de naju”, e tente me mostrar explicação, quanto às pessoas que te julgam, são todas pecadoras sim, e mais pecadoras que você aos olhos de Deus, se você não acredita em Deus, como falaram nos comentários, ele acredita em você, faça o bem, é isso que ele quer de você, apenas isso e outra, quem fala que você vai para o inferno por isso, não sabe de nada, ou você acha que Deus vai te levar para o inferno e deixar um assassino cristão ir para o céu, só porque você não acredita nele.
    Quanto à existência de Rá, Zeus, Thor e tudo mais, simplesmente você se contradiz ai, te pergunto, como civilizações tão diferentes acreditavam em algo superior, no meu ponto de vista é porque algo superior existe e temos que respeitar, é como Deus e Alah, todos que acreditam em um, sabe que o outro é a mesma coisa.
    Quanto os comentários que eu li, “Drake”, católicos não ADORAM imagens, isso é pecado, católicos LOUVAM o que a imagem representa, se você ver algum católico falando que adora uma imagem, por favor, peça para ela ir falar com um padre e pedir explicação.
    Outra coisa Tiago, se você leu a bíblia e mesmo assim não acredita em Deus, tente ler o “catecismo da igreja católica”, é outro livro que explica a bíblia.
    Não tenho como defender outras religiões, pois não sei muito sobre elas, mas é isso ai, seja uma boa pessoa, isso já basta.
    abraço

    ResponderExcluir
  12. so corrigindo o amiguinho ali em cima: "a adoração a imagens, que na qual a Biblia abomina ta coisa." Existe uma grande diferença entre "adorar" e "venerar"
    Adorar = Prestar culto a...

    Venerar = Reverenciar, fazer memória, ter grande respeito...

    Adorar somente a Deus e venerar aqueles que serviram e dedicaram sua vda a ele. |Em outras palavras, adoramos somente a Deus, e veneramos aqueles q se dedicaram a Ele, uqerendo seguir o mesmo exemplo.
    mais a respeito:

    http://cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=5021

    ResponderExcluir
  13. @Gustavo

    Olá, Gustavo!

    Vamos lá... em partes você está certo, pessoas sempre dizem que eu estou errado, dizem que eu preciso buscar Deus e coisa e tal, algumas raras exceções entendem meu ponto de vista e respeitam.
    E não, eu não fico o tempo todo fazendo questão de mostrar para o mundo que eu sou ateu, não há nada de grandioso nisto, eu até evito tocar no assunto, quando faço novas amizades por exemplo, não menciono nada, quando dizem "vai com Deus" eu não surto por causa disso, se perguntam, ai sim eu falo que sou ateu, porém, quase sempre depois dessa pergunta vem o questionamento "Porque?". Eu explico meu ponto de vista, alguns concordam, outros não, já houve caso de pessoas que se afastaram de mim depois que descobriram, enfim, não grito para o mundo "Eu Sou Ateu".

    Quanto aos supostos milagres que você citou, eu não vejo nenhuma explicação para o fenômeno, ambos são semelhantes, e houve mais alguns parecidos com estes, o que descarta qualquer argumento cético, porém é necessário mais do que isto para me fazer mudar de idéia.

    E concordo com você, se Deus realmente existe e o critério para ser "salvo" consiste em ser uma boa pessoa em vida, eu devo ter minha vaga garantida por enquanto (risos), só que eu realmente não acredito em nada disso, nem em Céu, Inferno, Vida após a morte, Reencarnação, nada do tipo.

    Quanto a sua pergunta a respeito dos deuses gregos ou nórdicos, eu não entendi bem a sua pergunta, você perguntou "como civilizações tão diferentes acreditavam em algo superior" e continuou dizendo "no meu ponto de vista é porque algo superior existe e temos que respeitar, é como Deus e Alah, todos que acreditam em um, sabe que o outro é a mesma coisa."
    Eu discordo em partes, Odin, Thor, Zeus, Rá, e etc... São deuses muito diferentes do Deus Cristão e nem sempre as religiões adoram o mesmo deus, existem N religiões e nem todas são iguais, a unica coisa que tem em comum é "Acreditar em algo superior" eu posso estar errado, mas até onde sei "Alá" é só uma forma diferente de dizer "Deus" usada pelos árabes, muçulmanos, etc... Seria algo como "God" do inglês, porém concordo que existe uma certa semelhança entre essas religiões.

    Enfim Gustavo, encerro por aqui.
    Se você é feliz acreditando em Deus, que bom pra você cara, fico feliz por ti, isso é o mais importante, eu sou muito feliz do jeito que sou, talvez daqui alguns anos eu encontre respostas que me façam parecer um completo idiota por ter escrito tudo isso, só que enquanto esse dia não chega... eu continuo na busca.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário! ;)